sábado, 25 de março de 2023

2023 Até 25/04

Curso: Às vezes sinto que estou carregando o time nas costas em trabalhos em grupo. Conversando com um colega, decidi desacelerar e trabalhar apenas 1 hora por dia nessa disciplina. Acredito que um dos meus defeitos é querer fazer tudo sozinho, mas geralmente as outras pessoas não têm a mesma dedicação e experiência. Uma semana depois de tomar essa decisão, até tive tempo para postar aqui.

 Meu negócio: 

    Este ano, meus negócios tiveram uma expansão e estou me acostumando com a burocracia, que é horrível e atrasa muito. Meu faturamento mensal está próximo de 350k, com margem de lucro de cerca de 30% a 35%. A previsão é que até o final do ano meu faturamento chegue a 450k. Tenho alguns problemas com funcionários, pois no início dei muita flexibilidade e benefícios, então é difícil tirar isso depois, principalmente exigir horários. Por causa disso, estou considerando a possibilidade de criar um banco de horas, garantindo flexibilidade e horas trabalhadas. Outro erro foi contratar parentes que, embora sejam bons, ainda não sabem o quanto é difícil ganhar dinheiro. Eles acabam fazendo poucas atividades em 4 horas de trabalho, o que atrasa o crescimento da empresa. Estou buscando novas maneiras de incentivar ou restringir algumas coisas para garantir maior produtividade durante o horário de trabalho. É bom desabafar sobre isso, porque é difícil falar com familiares sem magoá-los, especialmente se não separarem bem o trabalho da família, e demitir um familiar é algo complicado, tendo em vista que vai argumentar que é da família, não pode ficar desempregado e etc.. Existem pessoas mais capacitadas mas não posso demitir o familiar agora para colocar a pessoa no lugar. Por outro lado, o familiar é de confiança total, isso é algo que não se encontra facilmente. 

  Investimento: 

    Aprendi que existem momentos para fazer caixa e momentos para investir em ativos. No mundo cripto, por ser cíclico (baseado no halving do BTC), é necessário reconhecer os períodos de euforia (geralmente 1 ano após o halving) e, em seguida, fazer caixa para momentos de baixa (2 e 3 anos após o halving). Acredito que assim possa aproveitar os bons momentos e talvez vender uma pequena parte nos momentos de alta pós-halving. Este mês fiz um aporte de 5k em renda fixa, 2k em BTC e 2k em ETFs dos EUA (VT e URA11). Até o final do ano, pretendo manter até 65% da carteira em BTC e equilibrar um pouco a parte de ETFs dos EUA (a parte em ações é apenas ETF dos EUA).


Pensamentos..
 
Quando devo parar de economizar e aproveitar minha renda atual? Essa é uma pergunta que me faço. Sinto que atingi um patamar de segurança financeira. Como empreendedor, não vejo possibilidades de ganhar o que ganho trabalhando com carteira assinada, sem ralar muito. Nunca me importei em ter um bom currículo ou usar redes sociais para networking. Agora, chegando a 100k, talvez eu possa reduzir os investimentos e gastar em algumas pendências e desejos, como ter um carro. Mas o fato de representar 20 a 30% do valor investido me deixa receoso. Às vezes, me pergunto como pessoas que ganham menos de 3k conseguem financiar carros caríssimos e pagar por anos um bem que pode se perder e é um passivo, gerando despesas mensais. Será que estou poupando demais?









Nenhum comentário:

Postar um comentário