segunda-feira, 4 de março de 2024

300k unlocked - Rumo a 400k

    Ingenuidade, ao criar o blog eu queria independência financeira para viajar de motorhome rsrs, mas ao ver as taxas de homicídio por 100mil habitantes no Brasil e comparar com outros lugares.. é assustador. Principalmente comparando as cidades do nordeste e norte do país. Atualmente quero uma vida mais leve, em um país que me dê mais liberdade, atualmente estou pensando no Paraguay (começarei a aprender espanhol, sempre preferi inglês), Portugal ou El salvador. Conversando com um colega da Bahia, disse que era tranquilo, não era violento e etc... mas ao ver as estatísticas é um dos lugares mais violentos do país, muitos homicídios. Dessa forma, começei a questionar o local onde vivo e comparar com outras realidades, será que é o melhor lugar para se viver? sei que não.Mas, toda essa ideia de mudança dá um certo frio na barriga, principalmente por ter um negócio local lucrativo, todo um trabalho de clientela, reputação e etc...  teria que vender o negócio ou tentar administrar a distância, o que acredito que seria uma escolha arriscada.Assim, fico com uma certa indecisão, quanto será que terei que ter acumulado para ter mais tranquilidade? Bom, inicialmente eu planejo ter uma renda de 5k a 7k mensal de meia aposentadoria, ou seja, eu trabalharia, mas em um ritmo mais lento e em outro país/estado, que promova uma maior segurança e liberdade.

APOSENTADORIA -> FIRE, Quando?

 Partindo da ideia de ter R$ 5.000,00 mensal, usando a ferramenta do https://aposenteaos40.org/calculadoras  eu teria que ter R$ 1.500.000,00 (Um milhão e 500 mil reais), o que é um valor considerável, não estou nem na metade ! , mas isso vale para investimento tradicional. Por outro lado, o "rendimento" anual do BTC é cerca de 20% anual em média (vi isso em algum lugar, não lembro onde). Assim, isso sinaliza que estarei chegando no objetivo mais rápido do que o previsto. Mas, quando pretendo me aposentar? estive pensando em quando eu teria essa quantia ou mais, e tudo indica que será após o próximo halving do BTC, que está programado para 2028. Até lá espero concluir meu curso como um plano B ou até ajudar em alguns cenários de residência em outro país. 

RISCO DE RUÍNA

Apesar de estar totalmente confiante na TESE do BTC, e sabendo que não existe um segundo melhor, futuramente terei que diversificar uma parte do patrimônio para evitar o risco de ruína, ou seja, perder tudo. E esse caso, para quem pretende aposentar cedo é o pior cenário. 

AUTOCUSTÓDIA

Conforme o valor da carteira aumenta, surge aquela dúvida: Será que as chaves foram bem geradas? o backup está correto? ... enfim, esses últimos meses foram momento de melhorar a segurança e backups, ainda não finalizei, mas me sinto extremamente seguro. Como sou da área de TI, e gosto bastante da área de segurança da informação fica mais fácil montar um bom setup. Para pessoas mais leigas, é mais complicado, pois por desconhecer formas de ataques ficarão mais vulneráveis a golpes. Portanto, o melhor a se fazer é estudar pelo menos o básico antes de colocar algum BTC em autocustódia. 

INFLAÇÃO NOS NEGÓCIOS

Percebo a inflação corroendo meu lucro mês a mês, aumentar os preços é uma atitude difícil, tendo em vista a concorrência. O que planejo fazer é cortar custos, renegociar contratos após o vencimento. Até agora está dando certo, mas uma hora esse efeito em cascata se tornará insustentável e os preços tenderão a subir.

ESTRATÉGIA ATUAL

Na minha opinião e de muitos outros o BITCOIN a 10 Milhões de dólares é inevitável, só questão de tempo. Devido a isso não pretendo vender satoshis a curto prazo, talvez aproveitar a volatilidade dos períodos de alta (que sempre acontece pós halving) para vender uma pequena quantia e recomprar a preços mais baixos na depressão. Basicamente o comportamento dos preços do BTC é 🟢🟢🟢🔴. Ou seja, 3 anos positivos e 1 ano de queda. 

Provavelmente não vai estar bem visível, vou deixar o link para melhor visualização:

https://pbs.twimg.com/media/GHlZomSXQAAEvUr?format=png

FONTE: https://twitter.com/charliebilello/status/1763539330369310755


De 2019 a 2022 tivemos um rendimento médio anual de : 99


Mas, há uma teoria que de essa previsibilidade pode ser quebrada em qualquer halving, ou seja, pode ser apenas 🟢🟢🟢🟢 ao invés de 🟢🟢🟢🔴. É o que chamam de superciclo se não estou enganado. Nesse caso, vender pensando que será um período de baixa pode levar a recomprar os satoshis a preços ainda mais altos, sendo um tiro no pé. Devido a isso, a ideia é não vender tudo, mas uma pequena parcela, tipo 10% nos períodos de extrema alta de acordo com os indicadores RSI, Meyer multiple etc.. 

Além disso, como falei em evitar o risco de ruína, farei outros tipos de investimentos, tal como ETFs irlândeses, que replica o VT. Além disso, penso em fazer financiamento de casa/ap a juros baixos quando vier a oportunidade. Apesar disso tudo, pretendo manter no mínimo 60% do patrimônio em BTC. Também penso em ter pelo menos 1% em ouro físico e investir em conhecimento.

374k rumo a 1 milhão até o final do ano ou quem sabe até o final de 2025. 

97% em cripto, sendo 95% em BTC e 5% em "loteria" altcoins que planejo despejar no fim do ano ou no próximo ano.




Se alguém ainda lê isso, deixe um comentário. Talvez essa jornada/diário seja apagado quando eu atingir a IF. Assim como SRIF365 fez. Fiquem na paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário