sábado, 1 de junho de 2024

Último dia da declaração do IRPF - 400k

 Sexta-feira 31 (13 inverso rsrs). 

VIDA PESSOAL

    Cada mês que passa sinto o peso do trabalho, vamos percebendo o tempo passar, vamos envelhecendo pouco a pouco, nossos pais, amigos e parentes. Com tudo isso, bate uma certa ansiedade e desânimo no caminho da corrida FIRE (aposentadoria antecipada), mas, o tempo é brutal e é limitado para todos nós. Assim, nos últimos meses procurei aproveitar melhor o tempo presente sem deixar de faturar e trabalhar, mas redunzindo minha carga de trabalho. Além disso, fiz o trancamento na universidade por 1 período, e estou em dúvida se realmente volto pois está quase no final de concluir ou sigo no meu planejamento, tendo em vista que pouco me adiantará finalizar o curso e o desânimo que tenho em ter que concluí-lo.

    Estou entre a cruz e a espada, ao sair e ver a realidade do mercado de trabalho percebo que sou privilegiado pelo que consegui construir, mas ao mesmo tempo sou prisioneiro do meu negócio, é 95% algo físico, depende da minha presença.Isso me faz questionar o tempo que terei que me manter aqui para atingir o FIRE, e talvez, investir um pouco na "acomodação" para melhorar o bem estar durante essa "viagem" para atingir a independência financeira e vender a pequena empresa. Meu negócio é uma área de alta carga de stress, de 0 a 100 eu diria que é 80. Alguns concorrentes já saíram do mercado, um deles vou chamar de José, ele ficou 1 ano sucateando a qualidade em detrimento do lucro, e após isso vendeu o negócio. Atualmente ele vive em um interior, com uma esposa jovem e um grande terreno, parece a vida perfeita, mas sei que deve ter seu lado negativo. Outro concorrente, vou chamar de Pedro, ele vendeu a empresa e decidiu virar funcionário da mesma empresa, ele falou que tem hora de largar e o stress é menor. Mas, antes de vender um de seus sócios teve um AVC, e o Pedro tem pressão alta, o médico falou para relaxar e evitar stress se não ia morrer cedo, além de recomendar atividade física. Por fim, empresas menores estao se fundindo ou sendo compradas por empresas maiores. 

    Antes, na adolescência 1 milhão de reais parecia tanta coisa, hoje está tão próximo e parece pouco. Apesar da desvalorização do real, quanto mais ganhamos podemos cair na armadilha de não valorizar o dinheiro como antes, pois se você ganha mil reais, um item de 300 reais vai parecer caro. Por outro lado, se você ganha 10 mil reais, algo de 300 reais vai parecer algo bem mais barato, algo comprável.Por fim, acredito que devemos dar valor ao pouco e ao muito, e ter a sabedoria de reconhecer gastos inúteis para eliminar e comprar coisas que nos farão melhores, mais produtivos, mais saudáveis e etc..

    INVESTIMENTOS

    Acredito que poucas pessoas estão realmente bulish para o que está por vir, muitos pensam que o Bitcoin já atingiu sua alta, e agora vai ficar lateral ou cair abaixo de $ 50k. Bom, minha ideia é vender um pouco na alta de 2025 para diversificar um pouco, pois estou 99% em BTC. Pode não ser uma escolha mais certeira, ou podem me dizer que estarei perdendo lucratividade em fiat, mas ao ver a idade passar, não podemos ter a chance de perder tudo, ainda mais com todo o tempo gasto com trabalho. Sim, não podemos dar ao luxo do risco da ruína, manterei algo em torno de 50% em BTC. E sim, recomprei muito mais no próximo Bearmarket e NÃO pretendo investir na bolsa brasileira. 


    Ainda estou comprando BTC mensalmente, entre R$ 4.000,00  a R$ 6.000,00. Segue o patrimônio atual:



Pensando em Valor para me declarar FIRE, viveria bem com R$ 5.000,00 mensais, apenas com o essencial, com base nisso estou em 29,33% para me tornar FIRE, ou talvez um "semi fire", ter que arrumar algum trabalho remunerado em meio período durante algum tempo em outro estado/país.



Evolução patrimonial, atualmente estou com aproximadamente R$ 433.118,00 o que daria pra comprar com isso? bom, ainda não compra a liberdade financeira que preciso, mas me trás uma paz de ter essa reserva.



2 comentários:

  1. E aí Sr. Mendigo!

    Agora que fui verificar já faz um tempo que eu sigo :) Só não lembrava mais porque fazia um tempo que não visitava.

    Mas estou vendo que sua estratégia está rendendo frutos, é muito mais arriscada (minha opinião) mas por outro lado o retorno está sendo alto.

    Tomara que de tudo certo e bitcoin continue forte! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, há outros riscos além dos associados à renda fixa e às ações. No futuro, pretendo diversificar para mitigar o risco de perdas substanciais, mesmo que eu tenha total convicção na tese de investimento. No entanto, pretendo manter pelo menos 50% do meu portfólio em Bitcoin no futuro.

      Excluir